em Brasil

O que fazer em Fernando de Noronha: Roteiro 5 dias

Fernando de Noronha é aquele tipo de lugar que você se encanta a cada dia. Não é raro você achar que viu a paisagem mais bonita da ilha e logo depois se surpreender com um lugar ainda mais bonito. Cinco dias são suficientes para conhecer e aproveitar, porém é grande a chance de você ir embora querendo ter ficado mais. Eu fiquei 6 dias completos e amei! Veja aqui o mapa da ilha!

Geograficamente, pode-se dividir a ilha em duas partes distintas. A parte banhada pelo mar de dentro (voltado para o Brasil) e a parte banhada pelo mar de fora (voltado para a África). O visual de cada um deles é lindo e muda de acordo com a época do ano, então você já tem uma ótima desculpa para voltar à Fernando de Noronha!

O que fazer em Fernando de Noronha: Praia Cacimba do Padre
Vista da Praia da Cacimba do Padre em Fernando de Noronha

DIA 1: PRAIA DO SANCHO + MIRANTE DOS GOLFINHOS E DOIS IRMÃOS

O título de praia mais bonita do Brasil não é por acaso, o lugar é mesmo fascinante por uma série de razões. Antes de chegar à praia você tem a opção de percorrer uma trilha tranquila que te leva ao mirante dos golfinhos, visual lindo. Quanto mais cedo for maior a chance de ver cardumes de golfinhos brincando! De lá até a praia prepare a máquina, muitos mirantes ao longo do caminho vão dando aperitivos do que está por vir.

No entanto, antes de enfim chegar à praia um pequeno obstáculo, você terá que descer uma escada totalmente perpendicular no meio das rochas! Depois é só relaxar, desfrutar da natureza, observar os inúmeros siris na areia, calangos nas rochas e vida marinha!

Se já achou o dia perfeito, tem mais. Na volta continue na trilha até o mirante dois irmãos, são apenas 282m até lá. Você vai se deparar com um dos cartões postais de Noronha! Imperdível!

O que fazer em Fernando de Noronha: Mirante do Morro dois Irmãos
Vista do Mirante Dois Irmãos em Fernando de Noronha

DIA 2: PRAIA CACIMBA DO PADRE + BAÍA DOS PORCOS

Se o Sancho é a praia mais bonita do Brasil, a Cacimba do Padre é provavelmente a segunda! A praia é linda, grande extensão de areia, muito verde e ainda vista privilegiada dos Dois Irmãos de um ângulo menos “convencional”. Enquanto estávamos lá, vimos golfinhos, baleias, raias e muitos peixes. Aqui há uma vantagem, por não ser parte do Parque, é permitido o consumo de bebida alcóolica (levamos uma Chandon!). Além disso, é possível alugar cadeira e guarda-sol.

O que fazer em Noronha: Praia Cacimba do Padre
Praia Cacimba do Padre com 2 irmãos ao fundo

Da Cacimba do Padre, há um acesso simples e rápido até a Baía dos Porcos. Procure ir na maré baixa, além de ser mais fácil também é provável que veja mais diversidade marinha. Na volta, aproveite para comer o peixe na folha de bananeira no Bar das Gêmeas e curtir o pôr do sol! Foi um dos mais bonitos que vi na ilha!

DIA 3: PRAIA DO SUESTE + PRAIA DO LEÃO

O Sueste é ponto final da BR 363 e também faz parte do Parque Nacional Marinho. Tanto aqui quanto a Praia do Leão são banhadas pelo mar de fora. Esta é uma das razões por serem áreas altamente recomendadas para mergulho com snorkel, muito provável que veja muitas tartarugas e até tubarão! Para proteção dos corais, só é permitido mergulhar com colete salva vidas que podem ser alugados no posto de entrada ao parque. Do Sueste, uma trilha de cerca de 1km separa até a praia do Leão. Em agosto o mar estava muito bravo, mas dizem que a partir de novembro fica muito calmo e propício ao banho. Vale a pena!

DIA 4: PRAIA DO BOLDRÓ + PRAIA DO AMERICANO

O que fazer em Fernando de Noronha: Praia do Boldró
Praia do Boldró em Fernando de Noronha

A Praia do Boldró é praticamente uma praia deserta! E isso a torna ainda mais especial. Assim como as outras é também linda! Em agosto o mar estava bem calmo, mas a partir de novembro se torna um dos picos de Surf. Na maré baixa é possível ir caminhando pelas praias como a Praia do Americano que é ao lado! Tranquilo e tranquilo…

DIA 5: TRILHA PRAIA DA ATALAIA + PROJETO TAMAR

O acesso a Praia da Atalaia é controlado. Uma vez na ilha, é melhor agendar a sua visita para não correr o risco de não ter disponibilidade. Existem duas opções: fazer a trilha curta que dura cerca de 30 minutos até a praia e lá mergulhar com snorkel na piscina natural que se forma, ou, fazer a trilha longa que dura de 4-5 horas (somente com guias) e permite percorrer grande parte da orla e, inclusive, mergulhar em outras piscinas naturais ao longo do caminho. Não fiz mais dizem ser bem mais bonitas.

PROJETO TAMAR

Duas vezes por semana o Projeto Tamar faz capturas de Tartarugas marinhas (segunda e quinta). Todo mês muda a programação e o local da Captura. Quando fui foi na Praia do Porto e eles explicam o projeto de preservação da espécie. Além disso, o Projeto Tamar faz palestras todos os dias às 20h sobre temas variados. Vale a pena ver um dia pelo menos.

DIA EXTRA: MERGULHO COM CILINDRO + PRAIA CENTRAIS

Noronha é tido como um dos melhores lugares do mundo para mergulhar! Uma vez lá, não perca esta oportunidade. Existe uma variedade de agências de mergulho, fiz pela Atlantis que apesar de um pouco mais cara é a mais renomada de todas. O bom é que não é preciso ter o curso para poder mergulhar, eu fiz o batismo (12m) e foi excelente! Quem tem o certificado consegue ir a pontos ainda melhores e por mais tempo.

Uma opção para quem não quer mergulhar ou gastar tanto, é o planasub. Você fica em uma espécie de prancha de acrílico sendo puxado por uma lancha observado a vida no mar, dizem que é bem legal.

PRAIA DO CACHORRO + PRAIA DO MEIO + PRAIA DA CONCEIÇÃO

Estas são as praias mais próximas da Vila dos Remédios e um pouco mais “urbanizadas”, com exceção da Praia do Meio possuem “quiosques” com serviço de comida e bebida. Por esta razão não estão entre as minhas preferidas, mas nem por isso deixam de ser bonitas e merecer a visita. No canto direito da Praia do Cachorro existe algumas rochas e entre elas uma piscina natural escondida! É impressionante! Lindo demais! A praia da Conceição tem o quiosque Duda Rei que é point para desfrutar o fim de tarde e ver o pôr do sol assim como o Bar do Meio, na Praia do Meio.

TODOS OS DIAS: PÔR DO SOL

Tá aí um programa para fazer todos os dias! Opções para ver o pôr do Sol não faltam:

  • Forte Vila dos Remédios: como o próprio nome diz fica na Vila dos Remédios. É uma área alta e fortaleza da ilha. Ótima vista do Pico da Conceição e Morro Dois Irmãos.
  • Bar do Cachorro: imagina ver um por do sol em Noronha com jazz ao fundo. É exatamente isso que você encontra no Bar do Cachorro todos os dias.
  • Bar do Meio: lugar mais agitado e descolado. Geralmente tem um DJ no pôr do sol e tendas para relaxar enquanto aprecia a vista.
  • Mirante Forte São Pedro: sem dúvida o melhor de todos (foto abaixo)! A vista do sol se pondo com os Dois Irmãos é algo indescritível, a música ao vivo ao fundo torna o momento ainda mais especial.
  • Praia da Cacimba do Padre: o sol se põe logo na água logo ao lado dos Dois Irmão, é o máximo!
  • Praia da Conceição: o point é no Duda Rei. Muitas pessoas aproveitam o fim de tarde na praia por aqui e veem o sol se por no mar.

Há diversas agências oferecendo passeios na ilha, um dos mais tradicionais é o Ilha Tur. Eu optei por não fazer e não me arrependo! No passeio você não vai conseguir curtir os lugares além de perder a surpresa de chegar ao local pela primeira vez e se surpreender dia após dia!

FERNANDO DE NORONHA: CONFIRA ABAIXO ONDE FICA CADA LUGAR!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar